quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

> CUIDE DA ALIMENTAÇÃO E CURTA 100% O CARNAVAL


Doutora Andrea Dario Frias dá dicas para os foliões de plantão


Não importa se você vai curtir o feriado de Carnaval em casa, na praia ou no campo. Para aproveitar ao máximo esses cinco dias com muita energia e disposição é fundamental cuidar da saúde antes, durante e depois da folia.

A doutora Andrea Dario Frias, coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita e PhD em nutrição, recomenda algumas ações indispensáveis que garantirá a tranqüilidade durante todo o Carnaval.

Segundo a especialista, nas semanas que antecedem a festa o ideal é adotar uma alimentação fracionada. "Divida em 5-6 refeições diárias, baseada em frutas, legumes, cereais integrais, carnes magras e laticínios desnatados. Isso garantirá até mesmo a eliminação daqueles quilinhos a mais", afirma doutora Andrea.

Alimentos como shakes substitutos de refeição também são fortes aliados para o período, já que são ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, desenvolvidos especialmente para dar saciedade e garantir um emagrecimento saudável e eficaz. "É importante se atentar aos shakes vendidos no mercado. Procure sempre aqueles que possuam registro no Ministério da Saúde e que estejam dentro das normas da ANVISA. O bom shake possui em sua composição proteínas, vitaminas, minerais, fibras e deve oferecer no mínimo 200 calorias por porção", alerta.

Outro alimento funcional poderoso e que proporciona hidratação são os chás solúveis ricos em antioxidantes à base de Camellia sinensis (chá verde, vermelho, branco, amarelo) e Hibiscus, bebidas que possuem efeito termogênico e que podem ser consumidas geladas. "Além de ser uma opção para qualquer hora do dia esses chás possuem ação antioxidante, promovem a aceleração do metabolismo e ainda garantem muita disposição e energia", acrescenta a PhD.

Durante o calor do Carnaval a principal dica é consumir muito líquido. Água, chás gelados, suco de frutas, água de coco são os ideais. Se for consumir refrigerante opte pelos livres de açúcar e tome cuidado com os isotônicos em exagero, já que podem comprometer sua saúde por conter glicose e minerais em excesso.
É comum também a dupla "agito e alta temperatura" provocar uma certa inibição na fome. Para isso o mais indicado é consumir alimentos de fácil digestão como saladas, frutas, carnes magras e legumes. O carboidrato também não pode ser deixado de lado, já que é uma rica fonte de energia para o nosso organismo. É importante também incluir na refeição o consumo de fibras como aveia, soja, germe de trigo, castanha de caju e gergelim. "As fibras facilitam a digestão e ainda auxiliam na saciedade do apetite. Sendo grandes aliadas também na prevenção de doenças crônicas", explica doutora Andrea.

A farinha de linhaça dourada também é outra dica de alimento rico em fibras e ácidos graxos, ômega 3 e 9, que além de ajudar no funcionamento do intestino, garante saciedade com poucas calorias.

Outra dica importante destacada pela doutora Andrea Dario Frias é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas com o estômago vazio. "O álcool em grande quantidade pode provocar a hipoglicemia, falta de açúcar no sangue, causando tontura, mal estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais", diz.

Para evitar a ressaca no dia seguinte alterne os drinks com água, nunca fique em jejum e reforce ainda mais o consumo de frutas, legumes e saladas.

Doutora Andrea Dario Frias é coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, PhD em nutrição e atua na pesquisa e desenvolvimento de alimentos especiais e funcionais, possuindo vários trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e é conselheira científica da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário